top of page

Podcast
Fala-me Neuro

O lançamento do podcast Fala-me Neuro

Rui Rodrigues, Fundador do projeto Fala-me Neuro

Neste episódio #0 apresentamos o podcast Fala-me Neuro e falamos da missão do projeto maior com o mesmo nome: 1) informar sobre tópicos relacionados com as neurociências e 2) promover a educação informal sobre esta área de todos os que falem português. O nosso principal objetivo é aumentar o conhecimento sobre neurociência na sociedade e inspirar e capacitar pessoas de todas as idades e contextos a usar esse conhecimento no seu dia a dia.

 

O que dizem, vêm Falar Neuro connosco?

Episódio 0

A plasticidade do cérebro

Sara Xapelli

O nosso cérebro é formado por apenas neurónios ou terá outras células que facilitam o seu funcionamento? O que é a plasticidade cerebral? Será que podemos gerar novos neurónios na vida adulta?

Para responder a estas questões, neste episódio convidámos Sara Xapelli, docente e investigadora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Instituto de Medicina Molecular, que tem estudado a relação da aquisição de novos conhecimentos, durante a vida adulta, com a formação de novas células e fatores potenciadores desta plasticidade.

Episódio 1

Exercício físico e o cérebro

Tiago Reis Marques; Natália Guilherme

Sabemos que o exercício físico faz bem ao nosso corpo. Mas será que também é benéfico para o nosso cérebro? Para explorar este tema, começamos por falar com a Natália Guilherme, triatleta amadora e fundadora do projeto Women+. A Natália partilhou a sua experiência e explicou como o exercício físico  ajuda a controlar a sua ansiedade.

Mas porque é que isto acontece? Como é que o exercício físico pode ter um efeito positivo, não só na ansiedade, mas também noutras doenças neurológicas e no envelhecimento cerebral? Para responder a estas perguntas, convidamos o Tiago Reis Marques, psiquiatra, docente e investigador em duas universidades em Londres: o Imperial College e o King’s College.

Episódio 2

Sono e o cérebro: qual a relação?

Ana Rita Álvaro & Laetitia Gaspar; Bruna Reis

Passamos um terço da nossa vida a dormir e todos nós sabemos que é importante dormir bem. Mas porquê? O que é que o nosso cérebro faz enquanto dormimos? E o que é que acontece ao cérebro se tivermos problemas de sono?

Para responder estas questões, convidamos duas investigadoras na área do sono: a Ana Rita Álvaro e a Laetitia Gaspar, do Centro de Neurociências e Biologia Celular na Universidade de Coimbra.

Além disso, se quiserem conselhos sobre  o que devem(ou não) fazer para dormir bem, ouçam o contributo da da Bruna Reis, cardiopneumologista especialista em Medicina do sono e co-host do podcast ‘O teu mal é sono’.

Episódio 3

Cérebro e alimentação

Carlos Ribeiro; Mafalda Rodrigues de Almeida

Quando se fala numa dieta saudável, tendemos a pensar nas dietas que não engordam e que previnem as doenças cardiovasculares. Mas será que há uma dieta ideal para o nosso cérebro? Porque é que gostamos mais de uns alimentos do que de outros? E como é que o cérebro controla o nosso apetite?

Para responder a estas questões, convidamos o Carlos Ribeiro, investigador principal do Programa de Neurociência da Fundação Champalimaud em Lisboa. 

Contamos também com a participação da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, para esclarecer alguns dos mitos (ou verdades) que se ouvem frequentemente em relação à alimentação saudável.

Episódio 4

Os vícios e a adição

Teresa Summavielle; Martinho Dias

Existem muitos tipos de vícios, desde o consumo de drogas, tabaco e álcool até comportamentos como apostas, jogos de computador ou as redes sociais. Porque é que o nosso cérebro se sente tão atraído por estas substâncias e comportamentos? Porque é que algumas pessoas acabam por desenvolver vícios? E será que o nosso cérebro muda quando estamos viciados em algo?

Para responder a estas questões, convidamos a investigadora Teresa Summavielle do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto.

Convidamos também o Martinho Dias, que trabalha como Educador de Pares na CRESCER, onde dá apoio a toxicodependentes. O Martinho parou com o consumo de drogas há cerca de oito anos e partilhou a sua experiência connosco.

Episódio 5

bottom of page